Escola de atletismo adaptado

A “Escola de Atletismo Adaptado” é hoje uma realidade graças à parceria desenvolvida entre a Associação Jorge Pina e a Rexona.
Esta escola foi pensada por Jorge Pina para dar formação desportiva gratuita na área do Atletismo a qualquer criança ou jovem com necessidades de saúde especiais. Conta com uma equipa de treinadores especializados e uma série de escolas e entidades parceiras como: a Câmara Municipal de Lisboa, o Inatel, a Federação Portuguesa de Atletismo, o Intituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto Portugês de Desporto e Juventude, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a Universidade Lusófona e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Os treinos e a formação desportiva vão decorrer no Parque de Jogos 1º de Maio – Fundação Inatel.

Acreditamos no potencial desportivo, na construção da confiança pessoal, determinação, autonomia e motivação nas crianças e jovens. O sentido de responsabilidade, a equidade, a organização e a disciplina que advém do desporto são excelentes armas para o desenvolvimento pessoal e interpessoal destes jovens e crianças.

Este projeto pretende apoiar os jovens com diferentes necessidades educativas especiais, proporcionando-lhes a prática das diferentes modalidades do atletismo, de forma regular e gratuita, com os seguintes objetivos:

- Promover a inclusão dos indivíduos pelo desporto
– Melhorar o desenvolvimento das crianças/jovens através do estímulo à independência e à autonomia
– Desenvolver as habilidades motoras e funcionais
– Proporcionar uma melhoria da auto-estima e da auto-imagem
– Promover a socialização com outros grupos e a melhoria das relações interpessoais
– Promover a prática desportiva regular e apoiar o surgimento de novos talentos no desporto nacional

Estão também previstas  a organização de vários eventos de atletismo adaptado, quer ao nível da divulgação quer de competição, sendo o primeiro no dia 22 de Outubro de 2014, o Open Day, que procura sensibilizar e promover as várias disciplinas do atletismo, e coincidirá com a abertura oficial  da Escola de Atletismo Adaptado.

Para mais informações visite a página oficial do facebook em: https://www.facebook.com/eatletismo?ref=hl

Escolas parceiras

Estabelecemos contacto com escolas do concelho de Lisboa que têm unidades de Desporto Escolar Adaptado e que serão nossas parceiras. São elas: E1 Fernando Pessoa; EB 2 – 3 Eugénio dos Santos; EB 2 -3 Francisco Arruda; EB 2 -3 Marquesa de Alorna; EB 2 – 3 Luís António Verney; EB 2 – 3 Josefa de Óbidos; EB 2 – 3 Quinta de Marrocos; Centro Helen Keller; Colégio Bola de Neve; EB 2 – 3 Olaias; Escola António Arroio.

Music Boxe

4A interligação do boxe com a música e a dança gera sinergias positivas na comunidade jovem. São disciplinas desportivas e artísticas que os jovens apreciam e que os estimula criativamente. O nosso projeto MusicBoxe cruza o boxe com a dança e a música de uma forma inovadora: instalamos um ringue de boxe na rua ou dentro de um recinto, e dentro dele combatem os jovens pugilistas que orientamos junto com pugilistas de outras entidades desportivas, mas também é onde os artistas do bairro atuam, seja fazendo rap de mensagens positiva, dançando ou tocando instrumentos. E toda a comunidade é convidada a assistir.

O boxe, modalidade desportiva que fomenta o respeito, a ética e a igualdade, lado a lado com o hip-hop promovem uma vida harmoniosa “fora das ruas”, potencia a auto-estima individual e estimula o contato dos jovens com outros de outras zonas da cidade dentro de um ambiente acolhedor.
A transmissão de valores e o reforço da auto-estima são elementos chave para aumentar a motivação pessoal e fomentar solidez nas realizações futuras de cada um.