Biografia

pina2Nascido em Portimão em 1976, desde cedo se torna numa das referências do pugilismo nacional conquistando diversos títulos, nomeadamente o de campeão nacional ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

A profissionalização e a carreira internacional levam-no a preparar-se para a conquista do título de Campeão Mundial, nunca alcançado pela fatalidade de ter perdido a visão. Esta adversidade obriga-o a reformular a sua vida e a deixar de ser pugilista. Contudo, a sua força interior não é abalada e é reforçada por uma resiliência invulgar.

Durante anos foi, e continua a ser, uma das maiores referências do boxe português.

Profissionalmente trabalha como personal trainer, mas em paralelo desenvolve a carreira de atleta
paralímpico e apoia jovens nas suas escolhas e opções de vida.

Inicia-se no Atletismo em 2006, modalidade que abraça com paixão. Participa nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008, nos de Londres em 2012 e prepara-se para os Jogos de Rio de Janeiro em 2016.

Apesar de ter perdido 90% da visão, fez questão de manter-se ligado ao boxe através do ensino desta modalidade desportiva, e fundou, em 2011, a Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que querem superar-se, e nele podem encontrar apoio moral mas sobretudo um modelo de vida inspirador.

«Dantes é que eu era cego, agora é que eu vejo.
Deus tirou-me de um caminho para me colocar noutro melhor.»